quarta-feira, 8 de julho de 2009

Visita ao museu Inimá de Paula


O museu Inimá de Paula estava expondo em seu espaço a exposição "Arte cibernética". Quando fui lá, inicialmente estava achando meio sem graça as obras, pois algumas delas não me pareciam nada convidativas e muitas vezes tinha que perguntar o que era para fazer. A exposição reúne vários artistas em um total de 8 obras, na qual as que mais me chamaram atenção foram:

- "Descendo a escada" de Regina Silveira, que consiste em uma escada projetada na parede e no chão, que a princípio pensei que tivesse o movimento de subida ou descida controlada por mim, mas depois percebi que passava apenas de um movimento independente da interação com o usuário, por isso me chamou tanto atenção, mas pelo lado negativo da obra;



- "Life writer" de Christa Sommerer e Laurent Mignonneau, que se trata de uma interessante obra composta de uma antiga máquina que origina vários insetos virtuais que se alastram pela página, onde fica a projeção. A interação é bastante interessante e totalmente diferente do exemplo anterior;

- “Reflexão #3” de Raquel Kogan, essa obra é composta de sequências numéricas que são duplicadas num espelho d'água no chão, a única coisa que o usuário faz é alterar a velocidade com que os números descem através de um aparelho, mas essa alteração parece totalmente aleatória e você nunca sabe o que está alterando. O espelho d'água também parece totalmente desconexo da obra;

- “Les Pissenlits”, de Edmond Couchot e Michel Bret é a mais interessante na minha opinião. É composta de várias projeções de uma planta bem famosa, que remete à minha infância, chamada dente-de-leão e sensores, que à medida que são soprados pelos usuários fazem as sementes das plantas se dispersarem pela tela. A interação presente nessa obra é ainda mais diferente do primeiro exemplo, porque depende de vários fatores, como o tempo e a intensidade do sopro, incentivando a pessoa a buscar resultados diferentes e permanecer mais tempo "brincando".

Nenhum comentário:

Postar um comentário