terça-feira, 26 de maio de 2009

Objeto interativo - final


Material usado:
- Cano de PVC 1/2;
- Fios;
- Parafusos e ganchinhos;
- Molas;
- LED's (tricolores e piscantes);
- Suportes para LED
- Mangueiras;
- Baterias LR44;
- Bolinhas de plático;
- Papel alumínio;
- Fita isolante;
- Superbonder;
- Cola quente;
- Papel camurça preto;
- Isopor;


Na construção, os 4 canos de PVC foram unidos por meio de mangueiras e depois parafusados. Quando a bolinha dentro do primeiro cano sobe, tampa a passagem de ar para o exterior e libera outra passagem, por intermédio de uma mangueira, para o segundo cano e assim sucessivamente, com isso os LED's são acionados de modo gradativo. Para dar estabilidade ao objeto, foi construído um compartimento para as 8 baterias, com cano e parafusos. As partes externas inferiores do objeto foram tampadas com isopor e papel camurça e os fios dos circuitos colados com cola quente.


O objeto foi feito com canos organizados em progressão, para fazer alusão à flauta pan ou cachimbo e assim insitar o ato de soprar ou sugar. Ao se soprar o objeto na posição convencional as luzes vão acendendo de modo linear à medida que se aumenta a intensidade do sopro. Nas fotos podemos perceber que as lâmpadas do começo e do fim mudam de cor enquanto as duas do meio piscam (por isso as vezes aparecem apagadas nas fotos).






Invertendo a posição, temos o acendimento de todos os LED's e agora o ato de sugar passa a apagá-los, também linearmente (do último para o primeiro).



Vídeo da apresentação do objeto na aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário