quarta-feira, 6 de maio de 2009

Resenha do texto: "Design:obstáculo para remoção de obstáculos?" de Vilém Flusser

No texto "Design: obstáculo para remoção de obstáculos?", Vilém Flusser nos depara com a seguinte contradição, chamada "dialética interna da cultura", que se resume na dualidade dos objetos de uso, que ao mesmo tempo são necessários para continuar progredindo, mas também obstruem esse progresso.

Nesse contexto, o autor levanta a seguinte questão: "posso configurar meus projetos de modo que os aspectos comunicativos. intersubjetivos e dialógico sejam mais enfatizados do que o aspecto objetivo, objetal e problemático?" e é essa indagação que leva ao esclarecimento do paradoxo inicial. Um objeto mais voltado para a parte intersubjetiva, configurado com responsabilidade, garante maior espaço de liberdade na cultura, não constituindo portanto um impecílio.

De fato, a responsabilidade na hora da criação é que possibilita essa liberdade que faz com que o objeto se torne um veículo de comunicação entre os homens. Mas o cenário que se configura hoje é de objetos voltados cada vez menos para essa intercomunicação, devido a irresponsabilidade dos projetistas, que projetam visando interesses próprios, fechando o objeto em torno dele mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário